O estágio da Orquestra Sinfónica Artave decorre de 08 a 13 de Julho, contando com a direção do maestro francês Maxime Tortelier e com o solista Marco Rodrigues em trombone. O concerto de encerramento realiza-se em Guimarães, na Igreja S. Francisco, sábado, 13 de Julho, pelas 21:30 horas. A Orquestra interpretará o Concerto para trombone e orquestra de Nino Rota e a Sinfonia nº 5 de Tchaikovsky.

Mestre Especializado-Performance pela Universidade de Artes de Berna e licenciado pela Universidade de Artes de Zurique, Marco Rodrigues iniciou os estudos musicais em 2010, na Artave, com o professor David Silva.
Vencedor do Prémio Jovens Músicos apresentou‐se a solo com a Orquestra Gulbenkian onde lhe foi atribuído o prémio da EMCY. Foi também premiado em diversos concursos nacionais e internacionais em Portugal, EUA, Alemanha e Hungria.
Desde 2017 que é trombonista da Tonhalle Orchester Zürich, atualmente dirigida pelo maestro Paavo Järvi. Apresentou‐se em digressões a solo com as Orquestras de Jovens de Zurique e de Thurgau.

Maxime Tortelier tem-se destacado como maestro no panorama musical internacional. Em Associação com a Orquestra Sinfónica de Bournemouth, foi-lhe atribuída a posição de jovem Maestro de Leverhulme, cargo que ocupou por dois anos, até setembro de 2014, dirigindo regularmente concertos pelo sul e sudoeste da Inglaterra, sendo aclamado como “notável” e “carismático”.
Desde então, Maxime tem recebido convites de prestigiadas orquestras britânicas, entre as quais a Orquestra de Ulster, a BBC Philharmonic, com a qual se apresentou nos concertos Promenade da BBC e mais recentemente a Royal Liverpool Philharmonic.
Londrino de coração, Maxime vive em Paris, onde se apresenta regularmente com a Orquestra Nacional de França. Outros compromissos em França incluem as Orquestras de Bretanha, de Normandia e de Poitou-Charentes. As Óperas de Montpellier, Toulon e Saint-Etienne também o convidaram para concertos sinfónicos. Também se tem apresentado com as Orquestras Sinfónica de Melbourne, Filarmónica de Luxemburgo e com a Orquestra Filarmónica de Montecarlo. Em França, foi recentemente nomeado maestro da Orquestra Demos – Lyon Métropole, em parceria com a Orquestra Nacional de Lyon.