ARTAVE EM VIENA (ÁUSTRIA) – 04 a 18/02/2025

Começou na passada terça-feira uma experiência de elevadíssimo valor cultural e pessoal para os 24 jovens músicos da ARTAVE.
Entre os dias 4 e 18 de fevereiro, os alunos do 11.º ano dos Cursos de Cordas e de Sopros (ICT e ISP) da ARTAVE terão a oportunidade de participar em diversas atividades formativas e descobrir a rica herança cultural da cidade de Viena.
Durante o dia de quarta-feira os alunos tiveram a oportunidade de explorar um pouco a cidade e participar em atividades criativas e de interesse musical, para preparar o corpo e a mente para os dias de trabalho que se seguem.
O dia de ontem foi reservado ao trabalho em orquestra, bem como atividades de naipe sob orientação de Yuliya Kasimirovitch e Claude Brendel, respectivamente nos naipes de cordas e sopros.
Ao final da tarde os alunos assistiram à Opereta “Orpheus in der Unterwelt” na maravilhosa casa de ópera Volksoper Wien.
Hoje, os alunos retomaram as atividades de conjunto em orquestra, e durante a tarde, o naipe de violinos continuará o trabalho sob a orientação da professora Yuliya Kasimirovitch.
Começou no dia 4 de fevereiro e prolonga-se até dia 18, do mesmo mês, a incrível experiência que levou 24 jovens músicos da ARTAVE a conhecer a capital da Áustria.
Entre os dias 4 e 18 de fevereiro, os alunos do 11.º ano dos Cursos de Cordas e de Sopros (ICT e ISP) da ARTAVE terão a oportunidade de participar em diversas atividades formativas e descobrir a rica herança cultural da cidade de Viena.
Durante o dia de sábado, dia 8, os alunos participaram num Workshop de Orquestra Sinfónica em colaboração com a Chambre Concertante, durante a manhã. Mais tarde tiveram a oportunidade de visitar o Museu de História da Arte e descobrir a maravilhosa coleção de instrumentos antigos.
No domingo, depois de um dia de descanso e algumas atividades livres, os alunos da ARTAVE, apresentaram-se ao grande público pelas 18:00 h no Klavier Galerie um concerto dedicado ao repertório para orquestra, sob a direção da maestrina Aziyadé Breugelmans. O programa incluiu peças que orbitam em torno de Viena, como a Abertura da ópera “Così fan tutte” de W. A. Mozart, a Romance em Fá maior para violino de L. V. Beethoven, com participação especial da violinista Yuliya Kasimirovitch, e a Sinfonia n.º 3 em Ré maior de F. Schubert.
A semana começou com a visita à Haus der Musik e durante a tarde os sopros trabalharam em Orquestra acompanhados pela solista Sophie Dervaux, em fagote. Ao final do dia os alunos tiveram ainda a oportunidade de assistir a um concerto no Die MUK – Universidade de Artes da Cidade de Viena. Na terça-feira os trabalhos foram exclusivamente dedicados à Orquestra de Sopros. Na quarta-feira, e depois de alguns dias de intenso trabalho, os alunos partiram à descoberta do Palácio de Schönbrunn.
Durante o dia de ontem os alunos assistiram ao ensaio público da Wiener Philharmoniker, Musikverein depois de uma manhã de descanso.