A ARTAVE e o CCM organizam, de 23 a 27 de Janeiro, o 25º Curso de Técnica e Aperfeiçoamento Instrumental. ¶ Tem sido ressaltada a importância de proporcionar aos estudantes dos cursos de instrumento a diversificação das experiências de formação. O contacto dos alunos com professores e instrumentistas de reconhecido valor pedagógico e artístico permite o enriquecimento da aprendizagem, contribui para adquirir diferentes perspetivas musicais e profissionais, abrindo caminho para o sucesso académico e para a futura carreira profissional.
No presente ano são reunidos, mais uma vez, um conjunto de professores e instrumentistas de carreira internacional de excepcional valia, estando representadas várias das mais importantes escolas europeias de ensino superior.
Assim, a exemplo das edições anteriores, os objectivos deste Curso de Técnica e Aperfeiçoamento Instrumental mantêm-se intactos:
¬ Facilitar aos alunos o contacto com diferentes professores e metodologias pedagógicas;
¬ Promover contactos que possibilitem alargar o leque de escolha relativamente ao prosseguimento de estudos, dentro ou fora do País;
¬ Proporcionar a formação e fomentar a troca de experiências dos professores de instrumento.
Destinatários
– Estudantes da Artave e CCM (prioritariamente)
– Antigos alunos da Artave e do CCM
– Estudantes de Música, de Nível Secundário ou Superior
:: FICHA PRÉ-INSCRIÇÃO
Data limite de pré-inscrição: 16 Janeiro
Aluno Interno ARTAVE
Aluno Interno CCM
Aluno Externo
:: PROFESSORES CONVIDADOS
Sasha Rozhdestvensky, Violino
Sasha Rozhdestvensky é considerado um dos melhores jovens violinistas da Rússia. Trabalhou com muitos maestros de renome mundial, incluindo Vladimir Ashkenazy, Yuri Bashmet, Jean-Claude Casadesus, Valery Gergiev, Vernon Handley, Jacques Mercier, Gennady Rozhdestvensky e Gerard Schwartz. Apresentou-se com as mais importantes orquestras, incluindo a Bayerische Staatsorchester, Sinfónica de Boston, Filarmónica da Rádio Francesa, Filarmónica de Hong Kong, Filarmónica de Israel, Sinfónica de Londres, Mariinsky, Royal Philharmonic de Praga, Sinfónica de Sydney, Tonhalle de Zurique e Yomiuri Nippon. ¶ Apresentou-se em grandes festivais, incluindo BBC Proms, Tanglewood, Schleswig-Holstein, Gstaad, Istambul, Colmar, Ravinia, Flórida, Taormina, Sienna, Lockenhaus, Montreux. Sasha gravou inúmeras obras para Tese e Chandos, incluindo o Concerto Duplo (Concerto Grosso nº 6), escrito por Alfred Schnittke especialmente para ele e Viktoria Postnikova. Mais recentemente gravou os concertos para violino de Glazunov e de Shostakovich nº 1 com a Sinfónica Estatal Capella da Rússia e Gennady Rozhdestvensky, as obras completas de Tchaikovsky para violino e piano com Josiane Marfurt e as obras completas de Ravel. ¶ A sua dedicação à música contemporânea é evidenciada através do contacto próximo com vários compositores eminentes, como Alfred Schnittke, Sofia Gubaidulina e Giya Kancheli. Dedica-se à música tradicional latino-americana com o grupo instrumental “Ambar” e “Paris Gotan Trio lançando recentemente os CDs “El Diablo Suelto” e “Champan Rosado”. ¶ Sasha estudou na Escola Central de Música de Moscou, nos Conservatórios de Moscovo e de Paris e no Royal College of Music de Londres com Felix Andrievsky, Zinaida Gilels, Maya Glezarova e Gérard Poulet. ¶ Toca vários violinos, entre os quais um Guarneri del Gesù e um Stradivari que lhe foi emprestado pela Sociedade Stradivari. Recentemente tornou-se embaixador da Sociedade Stradivari.
Professor: Escola Superior de Música de Genève – Suíça
Vitor Vieira, Violino
Vitor Vieira é membro do Quarteto de Cordas de Matosinhos (QCM) e professor na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto. Como membro do QCM, tem vindo a apresentar-se nos principais festivais de música em Portugal e a colaborar com alguns dos mais destacados instrumentistas portugueses, como Pedro Burmester, António Rosado, Miguel Borges Coelho, Pedro Carneiro, António Saiote e Paulo Gaio Lima. O QCM foi também selecionado pela European Concert Hall Organization como um dos Rising Stars da temporada 2014/15, o que proporcionou uma tournée em algumas das mais importantes salas de concerto europeias, como o Barbican Center em Londres ou o Concertgebouw em Amsterdão. ¶ Vitor Vieira estudou com os professores Alberto Gaio Lima, Aníbal Lima e Gerardo Ribeiro, do qual foi também assistente na Northwestern University (Chicago). Trabalhou também com professores Alexei Mikhline, Sergey Kravchenko, Eduard Wulfson e Mauricio Fux. Realizou estudos especializados na disciplina de quarteto de cordas com Rainer Schmidt, violinista do Quarteto Hagen, e trabalhou com membros dos quartetos Alban Berg, Lasalle, Melos, Emerson e Vermeer. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. ¶ Obteve o 1º Prémio de Violino em nível médio (2001) e superior (2003) no concurso Prémio Jovens Músicos da RDP. Foi também vencedor do concurso para cordas Samuel Thaviu, em Evanston, e da Concerto Competition da NU (2005). Apresentou-se a solo em algumas das principais salas do país, nomeadamente os grandes auditórios da Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Cultural de Belém, Culturgest e Casa da Música com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra de Câmara Portuguesa e Orquestra Académica Metropolitana.
Professor: ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto
Jorge Alves, Viola d'arco
Jorge Alves é professor na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto, membro do Quarteto de Cordas de Matosinhos e da Orquestra da Costa Atlântica. Estreou-se como solista com a Orquestra Académica Metropolitana em 1996, no Centro Cultural de Belém. Desde então tocou a solo com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Sinfonieta de Lisboa, Orquestra Artave, Orquestra de Cordas ESART, Orquestra do Algarve e com a Orquestra Russa Saturnália. Colabora regularmente com as principais instituições musicais portuguesas e tem tocado nas mais prestigiadas salas do nosso país. Como violetista de câmara já tocou com Máté Szucs, Tatiana Mazurenko, António Saiote, Paulo Gaio Lima, Pedro Burmester, Gerardo Ribeiro, Xavier Gagnepain, António Rosado, Miguel Borges Coelho, Nuno Pinto, Yuri Nasushkin, Igor Sulyga, Stefan Popov e Ana Bela Chaves. Para além de uma atividade intensa em música de câmara, Jorge Alves dedica uma especial atenção à criação de música contemporânea, tendo já realizado mais de duas centenas de estreias. ¶ Ao longo do seu percurso académico estudou regularmente com os professores Carlos Carneiro, António Soares, José David, Valentin Pretrov, Ryszard Wóycicki, Barbara Friedhoff, Anabela Chaves, Tibor Varga e Bruno Giuranna. Foi laureado em Viola e Música de Câmara no Prémio Jovens Músicos – RDP, nas classes Solista e Música de Câmara, no Concurso Internacional da Academia de Sta. Cecília em Portugruaro (Itália) e no Concurso Internacional de Música de Câmara de Alcobaça. Em 1997 recebeu uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian para aperfeiçoamento artístico que lhe permitiu estudar sucessivamente na Escola Superior de Música de Sion (Suíça) e na Academia Walter Stauffer em Cremona (Itália). ¶ Jorge Alves é frequentemente convidado a realizar masterclasses de viola e música de câmara em Portugal. Fora do País já orientou masterclasses no Lemmens Institute, Leuven, Universidade de Maastricht, Malta Summer Festival, Conservatório de Cosenza, Festival Campus delle Arti, Bassano Del Grappa, Universidade de Santa Maria, Brasil, Conservatório de Antuerpia, Conservatório Estatal de Petrozavodsk, Codarts Roterdão e Academia Sibelius em Helsinquia. ¶ É presidente da Associação Nacional de Viola d’ Arco, presidente da delegação portuguesa da Associação Europeia de professores de Cordas (ESTA) e Vice-presidente da ESTA Internacional.
Professor: ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto
Marco Pereira, Violoncelo
Marco Pereira teve o primeiro contacto com o violoncelo aos 13 anos na EPMVC. Prosseguiu os estudos em Lisboa, na ANSO, com Paulo Gaio Lima, onde finalizou o Curso com 20 valores, e posteriormente em Madrid, na Escuela Superior de Musica Reina Sofia, com Natalia Shakovskaya. Durante este percurso teve a oportunidade de trabalhar com os maiores mestres do violoncelo, como Natalia Gutman, Gary Hoffman, Phillipe Muller, Ivan Moneghetti, entre muitos outros. Desde cedo o quarteto de cordas está muito presente na carreira de Marco Pereira, onde atinge o seu auge na formação do quarteto de cordas de Matosinhos, como membro fundador. Este quarteto foi nomeado “Rising Stars”na temporada 2015/2016 da ECHO, onde teve oportunidade de fazer uma série de concertos pelas principais salas da Europa tais como Barbican (Londres), Concertgebouwn (Amsterdão), Musikverein (Viena). Marco Pereira fez inúmeros concertos a solo, recitais e concursos que impulsionaram a sua carreira, conquistando um lugar de prestígio no meio musical português e internacional. Venceu o concurso JMP de Musica de Camara em 1999 e Violoncelo – nível superior, em 2003, ano em que obteve também o “prémio Maestro Silva Pereira”. A nível internacional destaca-se o 1º prémio no “Liezen International Wettbewerb für Violoncelo ” na Austria, na categoria “III Konzert”. Obteve o 1º premio no “VI Certamen de Musica de Camara del Sardinero” em Santander, em 2006, e foi laureado no Concurso de Interpretação do Estoril, Julio Cardona, entre outros. Apresentou-se a solo com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Joensuu Orchestra (Finlandia), Atlantic Music Festival Orchestra (USA), entre outras. Gravou inúmeros Cd’s para violoncelo solo, quarteto de cordas e outras formações. É violoncelo solo/chefe de naipe na Orquestra Gulbenkian. É convidado regular na Orchestre Philharmonique Royal de Liege e Nederlands Philharmonisch Orkest como chefe de naipe. Foi professor de violoncelo na Universidade de Aveiro e Universidade do Minho e atualmente professor na ANSO.
Professor: Academia Nacional Superior de Orquestra
Uli Schneider, Contrabaixo
Uli Schneider estudou musicologia, estudos alemães e educação na Universidade de Colónia. Depois de concluir com sucesso o mestrado, estudou pedagogia instrumental com especialização em contrabaixo com o Prof. Gottfried Engels, concluindo com distinção. Schneider participou em masterclasses com Ulrich Lau, Thierry Barbé e François Rabbath. Frequentou também cursos de formação contínua na Europa com contrabaixistas de renome internacional, como Caroline Emery, Jan Alm e Christian Mortensen. É regularmente convidado em cursos nacionais e internacionais. Recentemente lecionou com Thierry Barbé, Stefan Schäfer, Dan Styffe e François Rabbath, entre outros, cursos ministrados por grupos de trabalho educativos da Alemanha. ¶ Schneider é cofundador do PAK NRW e primeiro presidente desde 2014. Leciona na Universidade de Música e Dança de Colónia/Wuppertal, nas Escolas de Música Langenfeld e Solingen e na Academia de Música de Wuppertal.
Professor: Universidade Colonia / Wuppertal – Alemanha
Francisco López, Flauta
Francisco López é solista da OBC (Orquestra Sinfónica de Barcelona) desde 2018. Anteriormente foi flauta principal da Orquestra Filarmónica de Oslo e da Orquestra da Ópera de Gotemburgo. ¶ Entre os vários prémios obtidos, destacam-se os quatro prémios que recebeu em Munique no concurso “ARD – Musikwettbewerb”, em 2015, incluindo o segundo prémio, o prémio do público e a melhor interpretação da obra encomendada para o concurso. ¶ Francisco tem desenvolvido a sua carreira principalmente na Suécia, Noruega e Dinamarca, onde, ao longo de 10 anos, colaborou com as principais orquestras nórdicas como a Orquestra Sinfónica de Gotemburgo, Orquestra da Rádio de Estocolmo e Orquestra Nacional Dinamarquesa. ¶ Paralelamente à sua atividade como músico de orquestra, desempenha uma intensa atividade como docente, orientando cursos e masterclasses na maioria dos conservatórios superiores de Espanha, Suécia e Noruega. ¶ Na faceta de compositor estreou obras para flauta com grande sucesso, como “Mångata. Reflejos de la luna en el Jerte”, “Mononoke-hime” e “El Bailaero de las gitanas”.
Solista: Orquestra Sinfónica de Barcelona – Espanha
Luis Auñón Pérez, Oboé
Luis Auñón Pérez nasceu em Valência (Espanha) em 1988. Estuda Interpretação Musical na especialidade de Oboé no Conservatório Superior de Música “Joaquín Rodrigo” de Valência com os professores Francisco Salanova e Jesús Fuster, obtendo “Matrícula de Honor” na sua especialidade e o Prémio Extraordinário “Fin da Carreira”. Possui também o Mestrado em Educação na especialidade de Música da Universidade de Valência. ¶ Trabalhou com prestigiados oboístas como J. C. Gayot, Vicente Llimerà, Stefan Schilli, Dominik Wollenweber, Emanuel Abhül, Hansjörg Schellemberger, Fabian Thouand, Thomas Indermüller, Maurice Bourgue. Durante a sua formação musical integrou a Orquestra Juvenil da Comunidade Valenciana, a Orquestra Filarmónica da Universidade de Valência, a Jovem Orquestra Nacional de Espanha (JONDE), a World Orchestra of Jeunesses Musicales. ¶ No campo profissional, colaborou entre outras com as orquestras Euskadiko Orkestra, Fundação Gulbenkian, Cadaqués, Sinfónica de Barcelona (OBC), Sinfónica de Tenerife, Extremadura, Comunidad de Madrid e a Nacional de Espanha. Colaborou também como solista com a Orquestra Filarmónica de Medellín (Colômbia), através da qual lecionou na Universidade de Antioquia e neste âmbito tem trabalhado com diretores como Juanjo Mena, Pablo Heras-Casado ou Giandrea Noseda. Em 2013 obtém o lugar de Oboé-Corne Inglês na Orquestra Metropolitana de Lisboa e em 2015, recebe o 1º Prémio e Prémio de Audiência no 1º Concurso Nacional Oboé da Associação de Fagotistas e Oboístas de Espanha, sob o veredicto do júri internacional formado por Nick Deutsch, Celia Nicklin e Eduardo Martínez. ¶ Em 2016, obteve o cargo de Oboé Solista A na Orquestra Sinfónica Portuguesa do Teatro Nacional da Ópera “São Carlos”, sob a direção de Antonio Pirolli.
Solista: Orquestra Sinfónica Portuguesa – Lisboa
Iva Barbosa, Clarinete
Iva Barbosa é detentora dos mais importantes prémios nacionais, bem como de várias distinções internacionais. ¶ Iniciou os seus estudos musicais com o seu pai, prosseguindo-os no Conservatório de Música do Porto e na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto nas classes dos Professores Adam Wierzba e António Saiote, respetivamente. ¶ Foi premiada em mais de uma dezena de concursos, dos quais se destacam o 1º prémio no XII Concurso de Interpretação do Estoril/Prémio El Corte Inglês, o 1º Prémio no Concurso Jovens Músicos/RDP, o 1º prémio no I Concurso Internacional de Clarinete do Porto, o 1º Prémio no Concurso Jovem Revelação do Rotay International, o 2º prémio no Concurso Internacional “Young Artist Competition”, Utah, EUA, o 2º Prémio no Concurso Internacional “Villa de Montroy”, Valencia, Espanha, o Prémio Maestro Silva Pereira e Semifinalista no Concurso Internacional “Prague Spring” (Primavera de Praga). ¶ Tocou como solista com as Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Académica do Porto, Orquestra Gulbenkian, Orquestra da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Filarmonia das Beiras e Orquestra Sinfónica Portuguesa. Tem-se apresentado a solo, com orquestra e em música de câmara em todo o país, bem como em Itália, Bélgica, Espanha, Japão, China, Canadá, Suíça, Brasil. ¶ Paralelamente à sua atividade artística, tem desenvolvido uma intensa experiência pedagógica. ¶ É membro fundador do Quarteto Vintage. ¶ Atualmente ocupa o lugar de 1° solista na Orquestra Gulbenkian e leciona na Academia de Música de Lisboa.
Solista: Orquestra Gulbenkian; Professora: Academia de Música de Lisboa
Vera Dias, Fagote
Vera Dias nasceu em 1986 em Guimarães. Aos 12 anos ingressou na ARTAVE, onde iniciou os seus estudos musicais na classe de fagote do professor Jesus Coelho. Posteriormente estudou com o professor Paulo Martins, com quem terminou o Curso de Instrumentista de Sopro, tendo-lhe sido atribuído o prémio Dra. Manuela Carvalho pelo seu desempenho ao longo do curso. Aos 18 anos foi admitida na Staatliche Hochschule für Musik – Karlsruhe, na classe de fagote do professor Günter Pfitzenmaier. Concluiu em 2008 a licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa. Frequentou cursos de aperfeiçoamento com os fagotistas Günter Pfitzenmaier, Henning Trog, Klaus Thunemann, entre outros. ¶ Colaborou com as Orquestras Aproarte, Portuguesa das Escolas de Música, Sinfónica Portuguesa, de Câmara da Staatliche Hochschule für Musik – Karlsruhe, de Câmara de Pforzheim, de Câmara de Estugarda, entre outras, sob a direção dos maestros Esa-Pekka Salonen, Lorenzo Viotti, Hannu Lintu, Réne Jacobs, Gennady Rozhdestvensky, Lawrence Foster, Philippe Herreweghe, Ton Koopman, Michel Corboz, Paavo Järvi, Péter Eötvös, Simone Young, entre outros, efetuando concertos em toda a Europa e no Oriente. ¶ Em 2003 e 2004 foi selecionada para integrar a Escola de Verão da Orquestra de Jovens da União Europeia, tendo-a apenas frequentado em 2004, já que em 2003 declinou a oportunidade para poder concorrer ao Prémio Jovens Músicos, onde recebeu o 1.º Prémio – Nível Superior, na modalidade de Fagote. Como consequência do seu desempenho no concurso, tocou a solo com a Orquestra Gulbenkian. Em 2004 obteve o 2º Prémio no concurso Landespolizei, em Karlsruhe. Em 2004 gravou para a rádio alemã SWR um arranjo inédito do próprio Mozart para Octeto de sopros da ópera O Rapto do Serralho. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian de 2003 a 2006. ¶ Uma das suas grandes paixões é a música de câmara, colaborando sobretudo em quinteto de sopros. O seu Trio Euterpe (oboé, fagote e piano) teve um período muito prolífero, tendo-lhe sido dedicada uma obra do compositor Sérgio Azevedo, estreada no Palácio Foz, em Lisboa. ¶ Tocou a solo nomeadamente com a Orquestra Clássica da Madeira e a Orquestra Gulbenkian, sob a direção dos maestros Rui Massena, Krzysztof Urbański, Paul McCreesh. ¶ Desde 2018 é docente na Academia Nacional Superior de Orquestra nas disciplinas de Fagote, Música de Câmara e Unidade Curricular de Orquestra – Octeto de Madeiras. ¶ Desde Setembro de 2006 é 1º Solista da Orquestra Gulbenkian.
Solista: Orquestra Gulbenkian; Professora: Academia Nacional Superior de Orquestra
Antonio Felipe Belijar, Saxofone
Iniciou os seus estudos musicais aos sete anos, completando-os no Real Conservatório Superior de Música de Madrid, onde obteve o “Premio de Honor Fin de Carrera de Saxofón”. ¶ Posteriormente trabalhou com os professores Claude Delangle, Jean-Marie Londeix, Nobuya Sugawa, Arno Bornkamp e Serge Bichon. ¶ Apresentou-se em concertos como solista em Espanha, Alemanha, Itália, França, Bélgica, Reino Unido, Eslovénia, Holanda, Polónia, Dinamarca, Portugal, Brasil, Argentina, China, Estados Unidos e Canadá. ¶ Foi selecionado pela Selmer – Paris para o “1er Templin Jeunes 2002-2003”, para o qual foram escolhidos apenas quatro saxofonistas europeus. ¶ Recebeu os 1ºs prémios no “II Concurso Internacional para Jovens Solistas – Categoria B (até aos 19 anos)”, em 1995, na categoria A (até aos 25 anos), no “Prémio Especial do III Concurso Internacional de Saxofone para Jovens Solistas (1996)”, no XIV Music Competition “Pacem in Terris” (2001), em Bayreuth, Alemanha, o 3º Prémio e Prémio Especial da Província de Lieja, no III Concurso Internacional Adolphe Sax em Dinant (2002) e o 2º Prémio no “IV Concurso Internacional Adolphe Sax (2006)”. ¶ Em 2005 colaborou com Karlheinz Stockhausen na gravação de Knabenduett, com Julien Petit, no âmbito da gravação da obra completa do compositor alemão, iniciada em 1991 e supervisionada pelo próprio (cd n.78, ed. Stockhausen). ¶ Em 2014 foi membro do júri do VI Concurso Internacional Adolphe Sax. É membro e diretor do grupo de saxofones “Sax Antiqua”. É professor no Conservatório Superior de Música de Castilla-La Mancha.
Professor: Conservatório Superior de Música de Castilla – Espanha
Jeroen Schippers, Trompete
Nascido e criado numa aldeia cheia de música, Glanerbrug, no leste dos Países Baixos, Jeroen iniciou os estudos de trompete com o seu avô Johan Schippers frequentando a banda de sopro “Wilhelmina” Glanerbrug dirigida pelo seu pai Hans Schippers trombonista e maestro. Frequentou o ensino preparatório no Conservatório de Enschede com Reijer Dorresteijn, e posteriormente, em Roterdão, estudou no Conservatório Codarts com Andre Heuvelman e Ad van Zon, tendo obtido o bacharelato em 2005 e o mestrado em 2007. Desde 2002, Jeroen trabalhou em diversas orquestras sinfónicas no país e no estrangeiro e, em 2006, obteve uma nomeação permanente na Marine Band da Marinha Real, onde é trompetista solo desde 2012. ¶ Nos anos de 2015, 2018 e 2023 teve a honra de, tocar o sinal “Tattoo” na comemoração nacional na praça do dique em Amesterdão (4 de maio). Além disso, como solista, apresentou-se com a Banda de Fuzileiros da Marinha Real, culminando num novo concerto de trompete “Crónicas Latino-Americanas” de Daniël Freiberg, em novembro de 2019 no Doelen em Roterdão. Em novembro de 2022, Jeroen estreou uma nova composição de Anton Weeren para trompete e orquestra, escrita especialmente para Jeroen Schippers e a Marineband da Marinha Real dos Países Baixos, estreou também o concerto para 2 trompetes e a peça Jekyll & Hyde escrita por Alex Poelman para Jordi Lensink, Jeroen Schippers, en Wilhelmina Glanerbrug. De 2007 a 2017 liderou, juntamente com amigos, o Brass Ensemble NEOS Brass, com o qual gravaram um CD em 2012, “Wagner for Brass”. ¶ Como maestro, Jeroen está ligado à banda de sopro “Semper Crescendo” de Nieuw-Vossemeer e à fanfarra “Wilhelmina” de Numansdorp. A partir de setembro de 2020, fui nomeado professor principal de trompete no Conservatório CODARTS em Roterdão, Países Baixos.
Professor: Conservatório CODARTS em Roterdão – Holanda
Nuno Vaz, Trompa
Nuno Vaz foi solista A da Orquestra Metropolitana de Lisboa entre 2008 e 2016. É chefe de naipe de trompa da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e membro do Remix Ensemble e mantém uma grande atividade com o Art’Ventus Quintet, quinteto este que acabou de lançar um novo disco intitulado “Swiss Treasures”. ¶ Como artista convidado tem tocado com várias orquestras nacionais e internacionais. Gravou para a RTP, a RDP, a RV e a Antena 3, com as orquestras Metropolitana de Lisboa, Sinfónica do Porto Casa da Música e Sinfonietta de Lisboa, e também com artistas e grupos como Da Weasel, Rui Veloso, Tito Paris, Kátia Guerreiro, Ala dos Namorados, The Gift e Let the Jamroll, entre outros. Tem orientado cursos de aperfeiçoamento instrumental pelo país e estrangeiro. É membro fundador do quarteto de trompas ART4ORN, do quinteto de sopros Espelho Musical, do quinteto de sopros 1/4 de Tom e do Ensemble Português de Trompas. ¶ Laureado com o Prémio Jovens Músicos em 2007, Nuno Vaz é professor na Escola Superior de Música e Artes e Espetáculo e na Escola Profissional de Música de Espinho. É doutorando em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Professor: ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto
Louise Pollock, Trombone
Louise Pollock é professora de trombone na Hanns Eisler Musikhochschule, em Berlim. Foi trombonista principal da Orquestra da Ópera de Gotemburgo- Suécia, de 2015 a 2023, e paralelamente, dirigiu a classe de trombone na Academia de Música e Drama da Universidade de Gotemburgo. Anteriormente foi contratada pela Orquestra Filarmónica de Stuttgart, durante três anos. Apresentou-se como solista com formações e orquestras, Sinfónica de Düsseldorf, Bjergsted Blåsensemble, Ópera de Gotemburgo e Filarmónica de Duisburg, entre outras. ¶ Obteve inúmeros prémios em concursos nacionais e internacionais, foi bolseira do Concurso de Música Alemã (2014), da Associação Alemã de Música e foi galardoada com o 1º Prémio e Prémio do Público na Competição International Aeolus Wind, em Düsseldorf, 2016. ¶ Como membro do júri é requisitada para concursos internacionais e convidada como solista e conferencista para master classes e festivais, como Brassweek Samedan, na Suíça, Tourbon Brass Festival, no Chile, Tromboholizm Trombone Music Festival, em Poznan e Corno Brass Music Festival Zielona Gora, na Polónia, ao norueguês Bjergsted Brass Festival Stavanger, a Low Brass Network e o Festival internacional de Trombone, nos EUA. ¶ Em 2023, foi eleita Presidente da International Posaunenvereinigung alemã, sendo também membro do Conselho Consultivo da Associação Internacional de Trombone. ¶ Louise Pollock cresceu na Suíça e formou-se, com mérito e distinção na Mathematisch-Wissenschaftliche Gymnasium, em Zurique. Frequentou o bacharelato com o Prof. Branimir Slokar, na Hochschule für Musik, em Freiburg e o mestrado com o Prof. Henning Wiegräbe na Staatliche Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Stuttgart. É uma Conn Artist e toca, exclusivamente, num Conn 88H, construído no início dos anos 1950.
Professora: Universidade Hanns Eisler Musikhochschule, Berlim – Alemanha
Nuno Aroso, Percussão
Professor, investigador e solista de percussão com intensa atividade concertística, Nuno Aroso (Porto, 1978) desenvolve a sua carreira focado no desenvolvimento da literatura para a sua área instrumental. Tocou em estreia absoluta mais de 150 obras, concertos para percussão, música de câmara e solo, e gravou parte deste repertório em inúmeras edições discográficas (Wergo, Groove Scooter Records, Modermusix, Clean Feed, Cavalli Records, entre outras). Apresenta-se ao vivo em Portugal, França, Alemanha, Bélgica, Espanha, Itália, Eslovénia, Brasil, China, Tailândia, Suíça, África do Sul, Argentina, Grécia, Suécia, Inglaterra, Canadá, Bulgária, Tunísia, Escócia, Coreia do Sul, Japão, Chile e EUA. ¶ Fundou o Clamat – Centro para a Inovação, Difusão e Desenvolvimento da Percussão, em 2020. Clamat – Colectivo Variável, ensemble que se dedica à nova música para percussão integrando jovens instrumentistas. Nuno Aroso licenciou-se pela Escola Superior de Música do Porto com a classificação máxima e prosseguiu estudos em Estrasburgo e Paris. É doutorado pela Universidade Católica Portuguesa, onde defendeu a tese The Gesture’s Narrative – Contemporary Music for Percussion. É investigador do INET-md. Antes de ser Professor na Universidade de Aveiro lecionou no Departamento de Música da Universidade do Minho, na Universidade Alfonso X – el Sábio, em Madrid, na Escola Superior de Música de Lisboa e na Escola Superior de Música de Extremadura – Musikex. Estende a sua atividade docente a outras universidades, conservatórios e festivais de música um pouco por todo o mundo: McGill University (Canadá), Universidade Federal de Belo Horizonte (Brasil), Conservatório Superior de Aragão (Espanha), Concorso Musical Paolo Serrao (Itália), Festival de Percussão de Uberlandia (Brasil), Days of Percussion – Athens (Grécia), World Percussion Movement – Bari (Itália), Universidade Federal da Bahia (Brasil), Oficinas da Música de Curitiba (Brasil), Connect Festival – Mälmo (Suécia), Konart Percussion Academy Barcelona (Espanha), Universidade de la Plata (Argentina), Conservatório de Macau (China), Conservatório de Paris (França), Northwestern University (EUA), University North Texas (EUA), Festival de Percusion de Patagónia (Argentina), Valencia Percussion Academy, (Espanha), Manhattan School of Music (EUA).
Professor: Universidade de Aveiro
Pedro Burmester, Piano
Pedro Burmester é natural do Porto. Foi aluno de Helena Sá e Costa durante 10 anos, tendo terminado o Curso Superior de Piano do Conservatório do Porto em 1981. Iniciou a sua atividade de concertos aos dez anos de idade. Foi premiado em vários concursos e já realizou mais de 1000 concertos a solo, com orquestra e de música de câmara, em Portugal e no estrangeiro. Pedro Burmester tem atuado com diversos músicos de renome, destacando o duo que mantém há algumas décadas com o pianista Mário Laginha. Das suas gravações a solo destacam-se obras de Bach, Schumann, Schubert e Chopin. Gravou também com Mário Laginha e com a Orquestra Metropolitana de Lisboa. Pedro Burmester foi Diretor Artístico e de Educação na Casa da Música, projeto que ajudou a criar e a implementar. É atualmente professor na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, no Porto.
Professor: ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto
:: OUTRAS INFORMAÇÕES
Email: curso.instrumento@artave.pt
Tel.: 252 808 830
Telm.: 916 182 174
Secretariado: Luísa Queirós
Preçário
Participantes Externos:
Executantes – 110 Euros
Ouvintes – 40 Euros
Antigos Alunos CCM/ARTAVE – 70 Euros