A ARTAVE e o CCM organizam, de 28 de Janeiro a 01 Fevereiro, o 26º Curso de Técnica e Aperfeiçoamento Instrumental. ¶ Tem sido ressaltada a importância de proporcionar aos estudantes dos cursos de instrumento a diversificação das experiências de formação. O contacto dos alunos com professores e instrumentistas de reconhecido valor pedagógico e artístico permite o enriquecimento da aprendizagem, contribui para adquirir diferentes perspetivas musicais e profissionais, abrindo caminho para o sucesso académico e para a futura carreira profissional.
No presente ano são reunidos, mais uma vez, um conjunto de professores e instrumentistas de carreira internacional de excecional valia, estando representadas várias das mais importantes escolas europeias de ensino superior.
Assim, a exemplo das edições anteriores, os objetivos deste Curso de Técnica e Aperfeiçoamento Instrumental mantêm-se intactos:
¬ Facilitar aos alunos o contacto com diferentes professores e metodologias pedagógicas;
¬ Promover contactos que possibilitem alargar o leque de escolha relativamente ao prosseguimento de estudos, dentro ou fora do País;
¬ Proporcionar a formação e fomentar a troca de experiências dos professores de instrumento.
Destinatários
– Estudantes da Artave e CCM (prioritariamente)
– Antigos alunos da Artave e do CCM
– Estudantes de Música, de Nível Secundário ou Superior
:: FICHA PRÉ-INSCRIÇÃO
Data limite de pré-inscrição: 21 Janeiro
:: PROFESSORES CONVIDADOS
Michael Foyle, Violino
Michael lançou a sua carreira ao vencer o Concurso de Violino da Holanda em 2016. A sua interpretação do Concerto para Violino n.º 1 de Szymanowski com a Orquestra Filarmónica de Roterdão levou a um convite imediato para se estrear no Concertgebouw, em Amesterdão. Nas últimas temporadas, fez estreias em concertos com a Royal Philharmonic Orchestra (Mozart Nº 5), English Chamber Orchestra (Prokofiev Nº 1), Wuppertal Symphony Orchestra (Berg), Polish Baltic Philharmonic (Elgar), além de ter regressado a Roterdão Philharmonic. (Korngold) e Orquestra Sinfónica Juvenil da Rússia no Grande Salão e Casa da Música de Moscovo (Mendelssohn e Brahms). ¶ Em recitais, aparece regularmente nos locais mais prestigiados do Reino Unido bem como em festivais sendo os concertos frequentemente transmitidos pela BBC Radio 3. ¶ Em 2024, as suas gravações das obras completas para violino e piano de Ravel com François-Xavier Poizat foram apresentadas na crítica de ‘Gravação do Mês’ da revista Gramophone (uma das versões mais lúcidas, mas intensamente focadas alguma vez registadas), enquanto em 2023 a sua pesquisa das Sonatas completas de Beethoven com Maksim Štšura recebeu cinco estrelas duplas na BBC Music Magazine. ¶ Para além da sua carreira a solo, Michael toca no Trio Balthasar e é professor de violino na Hochschule für Musik und Tanz em Colónia e na Royal Academy of Music em Londres (o mais jovem nomeado nos 200 anos de história da instituição). É frequentemente convidado para dar masterclasses em todo o mundo, do Canadá à China. ¶ Em 2022, Michael foi convidado para atuar no concerto do 300º aniversário do “ex-Rode” Stradivarius, exposto no Museu Ashmolean, em Oxford. Atualmente, toca com um violino Gennaro Gagliano de 1750 emprestado por um particular.
Augusto Trindade, Violino
Augusto Trindade é membro fundador, presidente e concertino da Orquestra Filarmónica Portuguesa. É Diretor Artístico do Festival Internacional de Música de Paços de Brandão (FIMUV) desde 2013 e é professor de violino na Academia de Música de Paços de Brandão e na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, onde é membro da comissão artística da Orquestra ESART. Apresentou-se nas principais salas portuguesas, assim como no Brasil, Turquia, Espanha, França, designadamente no Théatre des Champs Elysées e na Alemanha, na Filarmónica de Berlim. ¶ Realizou a sua formação na Academia de Música de Paços de Brandão. ¶ Concluiu o Curso Superior de violino na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto, na classe da professora Zofia Woycicka. Enquanto bolseiro da Secretaria de Estado da Cultura Portuguesa, obteve o grau de Mestre de Artes em Música no Conservatório Estatal Rimsky-Korsakov de S. Petersburgo (Rússia). É detentor do Título de Especialista na área de performance. Durante a sua formação, foi também bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, frequentou masterclasses com Zakhar Bron, Mikhail Gantvarg e Aníbal Lima. Posteriormente, estudou com Gerardo Ribeiro na Northwestern University, em Chicago (EUA). Realizou recitais a solo e música de câmara em Portugal e no estrangeiro. Foi solista com várias Orquestras, nomeadamente a St. Petersburg State Orchestra (Rússia), Orquestra do Conservatório de S. Petersburgo, Orquestra da Universidade da Extremadura (Espanha), Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra Filarmónica Portuguesa, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra Sinfónica Jovem da Universidade de Campinas (Brasil) e Camerata Nov’Arte. Integrou o júri e vários concursos como o Concurso Santa Cecília, Concurso Internacional Paços’ Premium e Concurso Elisa Pedroso. É convidado regularmente para realizar masterclasses. Colaborou regularmente com a Orquestra do Algarve, nomeadamente enquanto concertino. Ocupou também este lugar na Orquestra de Câmara Portuguesa. A sua classe conta com alunos premiados em Concursos Nacionais e Internacionais. Gravou para a Editora Numérica, para a RDP, RTP e SIC, TV Brasil, TV Globo e TV Bandeirantes (Brasil). Em 2017/2018, integrou o júri da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Professor: ESART – Escola Superior de Artes Aplicadas, Castelo Branco
Rute Azevedo, Viola d'arco
Professor: ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto
Joachim Eijlander, Violoncelo
Professor: CODARTS-University for the Arts Rotterdão, Holanda
Thierry Barbé, Contrabaixo
Professor: Conservatório Superior de Música de Paris – França
Michel Bellavance, Flauta
Professor: Conservatório Superior de Música de Genebra – Suíça
Ricardo Lopes, Oboé
Professor: ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto
Jordi Pons, Clarinete
Professor: Conservatorio della Svizzera Italiana em Lugano – Suíça
José Pedro Figueiredo, Fagote
Professor: Universidade de Aveiro
Xavier Larsson, Saxofone
Professor: Hochschule für Musik Hanns Eisler, Berlim – Alemanha
Immanuel Richter, Trompete
Immanuel Richter (1974) formou-se no Conservatório de Zurique com Claude Rippas, onde completou todos os seus diplomas (licenciatura, orquestral e de concerto) com distinção. Já na juventude ganhou diversas vezes prêmios em diversas competições. Frequentou masterclasses com Hakan Hardenberger, Pierre Thibaud, Allen Vizzutti e Maurice André, entre outros. Immanuel Richter trabalhou como trompetista solo em várias orquestras (Orquestra de Ópera de Zurique, Orquestra Sinfônica de St. Gallen, Orquestra della Svizzera Italiana). Durante 3 anos foi trompetista solo da “orquestra dell teatro alla Scala” de Milão, onde tocou sob a orientação de maestros como Daniel Barenboim, Lorin Maazel, Georges Prêtre, Daniele Gatti, Riccardo Chailly, Gustavo Dudamel e muitos outros. No verão de 2009 ingressou na Orquestra Sinfónica de Basileia como trompete solo. Tem-se apresentado inúmeras vezes como solista e músico de câmara. . Ganhou, recentemente, o lugar de trompete solo na Orquestra Concertgebouw de Amsterdã. Desde 2008 é professor de trompete na Universidade de Música de Lucerna.
Professor: Universidade de Música de Lucerna – Suíça
Luís Duarte Moreira, Trompa
Solista: Orquestra Gulbenkian; Professor: ANSO-Academia Nacional Superior de Orquestra, Lisboa
Marco Rodrigues, Trombone
Solista: Orquestra Tonhalle de Zurique – Suíça
João Dias, Percussão
Percussionista, licenciado e mestre pela ESMAE, na classe de Miquel Bernat, Manuel Campos e Nuno Aroso. Iniciou em 2016 o Doutoramento em Artes Musicais – Prática Instrumental, na FCSH da UNL e ESML com bolsa de doutoramento da FCT. É membro do Drumming GP desde 2004, com o qual já estreou dezenas de obras de compositores de várias nacionalidades, gravou oito cd’s monográficos dedicados à obra para percussão dos compositores registados, e participou em mais três não assinados pelo grupo. Integrou a European Union Youth Orquestra (2006-2009) onde trabalhou com o maestro e pianista Vladimir Ashkenazy, Rainer Seeguers (Berliner Philharmoniker) e Simon Carrington (London Philharmonic Orchestra). Em 2016 cria “Caixa Elétrica”, projeto a solo dedicado á disseminação da música portuguesa para percussão, apresentado em 2018 no Darmstadt Summer Course. Em 2018 consegue apoio do Criatório com o projeto a solo: DiRE-SoNo: “Discursos de (R)Evolução do Som no Espaço. ¶ Juntamente com o compositor José Alberto Gomes é diretor artístico de Supernova Ensemble, onde desempenha também o papel de intérprete. Supernova é um projeto que incuba no programa de artista em residência da Circular – Associação Cultural, e foi criado para ir ao encontro de uma comunidade internacional dedicada à música inovadora em contextos performativos, de Sound Art e New Media, com grande foco no trabalho de colaboração, e é composto por artistas de formações e orientações diversas. ¶ PaceD é o seu mais recente projeto em duo de percussão do qual faz parte juntamente com o percussionista João Carlos Pacheco. Tem vindo a desenvolver vários outros projetos e colaborações, de salientar o mais recente trabalho que desenvolveu enquanto artista residente do projeto COPRAXIS Ectopia no i3S (Instituto de Investigação e Inovação em Saúde), onde desenvolveu juntamente com o artista José Alberto Gomes um trabalho de exploração e criação entre arte e ciência, mais especificamente com o grupo Epithelial Polarity & Cell Division do investigador e group leader Eurico Morais de Sá, de onde resultou a obra/instalação “And it keeps going or the never-ending song of life”. ¶ É investigador do GIMC-CESEM, onde dedica particular interesse na mediação/colaboração entre compositor e intérprete na criação de nova música. É membro do Sond’Ar-te Electric Ensemble e colabora com Sonoscopia, Remix Ensemble, Coro Casa da Música entre outros. É docente na Universidade de Aveiro e na Universidade do Minho.
Professor: Universidade de Aveiro
Fausto Neves, Piano
Segundo João de Freitas Branco, é um intérprete muito sério, com uma interioridade fina, com sentido de estilo. ¶ Concluída uma longa carreira docente, Fausto Neves tenta colocar nas suas interpretações, quer a riqueza das experiências de vida, quer a visão que foi depurando sobre o Mundo, sobre o Homem, sobre a Arte. ¶ Iniciando-se na Música com os seus pais, foi discípulo de Helena Costa, contactando a grande tradição pianística ainda com Robert Weizs, Harry Datyner e, em masterclasses, com Sequeira Costa, Moura Castro, Josef Palenicek, Jörg Demus e Tânia Achot. Diplomado pelo Conservatório de Música do Porto, completou os seus estudos na Universidade Laval (Canadá) e no Conservatório de Música de Genève (“Prix de Virtuosité”). ¶ Apresentando-se em público há mais de seis décadas e estreou-se aos catorze anos com a Orquestra Sinfónica do Porto. É convidado frequente das mais importantes organizações e festivais de música nacionais, tendo actuado também na Europa e nas Américas do Norte e do Sul. ¶ Abarcando o seu repertório todas as épocas, tem dedicado especial atenção à divulgação da Música Portuguesa, nomeadamente estreando obras de Eduardo Patriarca, Amílcar Vasques Dias e Cândido Lima, assim como de Fernando Lopes-Graça. ¶ Laureado em várias competições e prémios, é regularmente convidado, nacional e internacionalmente, a integrar júris de concursos, assim como a reger cursos de interpretação ou de pedagogia pianísticas. ¶ A sua actividade docente na Suíça (Conservatórios de Genève e de Sion) e em Portugal (Conservatório do Porto, Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Academia e Escola Profissional de Música de Espinho e Universidade de Aveiro) produziu já vários pianistas e professores de mérito. É doutorado pela Universidade de Aveiro, onde concluiu a sua carreira docente, tendo passado por repetidos cargos de direção, alguns deles com reestruturação da respectiva escola. É investigador no INET-md e, para além de inúmeros artigos, editou o livro “Em torno de Lopes-Graça. Pensamento – Resistência – Criação” (Lisboa, edições “Página a Página”). ¶ Integrou a equipa da Porto 2001, Capital Europeia da Cultura, criou e dirigiu o Serviço Educativo da Casa da Música. Tem exercido intensa actividade associativa e política em Espinho, entre o voleibol, o teatro, o jornalismo e as bancadas da assembleia municipal local. Dedicou-se à direção coral, actualmente à frente do Coro “Amigos da Música”.
Professor: Universidade de Aveiro
:: OUTRAS INFORMAÇÕES
Email: curso.instrumento@artave.pt
Tel.: 252 808 830
Telm.: 916 182 174
Secretariado: Luísa Queirós
Preçário
Participantes Externos:
Executantes – 110 Euros
Ouvintes – 50 Euros
Antigos Alunos CCM/ARTAVE:
Executantes – 80 Euros
Ouvintes – 50 Euros