A ARTAVE voltou a distinguir os alunos que apresentaram os melhores resultados no Concurso de Música de Câmara, promovido pela instituição. O Concurso Música de Câmara decorreu no dia 23 de Março, no Auditório Padre António Vieira em Caldas da Saúde.
A instituição congratula-se com o talento e dedicação dos alunos vencedores, Quinteto de Sopro, constituído pelos alunos Maria Cruz Flauta, Ricardo Magalhães Oboé, Sofia Silva Clarinete, Luciana Araújo Fagote e Francisco Barbosa Trompa, assim como de todos os alunos participantes que demonstraram um elevado nível de competência e empenho ao longo de todo o concurso. Este evento de relevante expressão musical, representa mais uma oportunidade para os alunos aprimorarem as suas capacidades musicais e amplificarem conhecimentos artísticos.


Maria Cruz Flauta
Nascida na Trofa em 2006, iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos no CCM com a prof. Liliana Leal. Com 12 anos, entrou na ARTAVE onde estuda com a prof. Elisa Trigo. Participou em masterclasses com renomeados professores, como Andrea Liberknecht, Felix Renggli, Henrik Wiese, entre outros. Trabalhou sob a batuta de diversos maestros, nacionais e internacionais, em orquestras como, APROARTE (2021 e 2022) e JOF 2023. Conquistou ainda vários prémios, incluindo o 1º lugar no Concurso Internacional de Música de Lugano (2023) e o 2º lugar no London Classical Music Competition (2024). Atualmente, é finalista do Curso Instrumentista de Sopro e Percussão.
Ricardo Magalhães Oboé
Nascido no Porto em 2006, começou a estudar música aos 12 anos na ARTAVE. Participou em masterclasses com vários professores e trabalhou com diversos maestros. Atualmente, faz parte do quinteto de sopros “Pathétique”. Em 2023, foi selecionado para um estágio na Holanda, onde trabalhou com o maestro Andrés Orozco Estrada e outros professores. Este dedica-se ainda, de maneira autodidata, ao estudo de composição musical e direção de orquestra, duas vertentes pelo qual é apaixonado e que pretende conciliar com o seu percurso de instrumentista. Atualmente, é finalista do Curso de Instrumentista de Sopros e Percussão.
Luciana Araújo Fagote
Nascida em Vila Nova de Famalicão em 2007, começou os seus estudos musicais no CCM, com a professora Sandra Ochoa. Aos 11 anos, ingressou na ARTAVE, inicialmente com o professor Hugo Mendes e depois com a professora Cristina Fernandes. Participou em masterclasses com renomados fagotistas e trabalhou com diversos maestros. Integra o quinteto de sopros “Pathétique”, lecionado pela professora Elisa Trigo. Atualmente, é finalista do Curso Instrumentista de Sopros e Percussão.
Sofia Silva Clarinete
Nasceu em 2006 no Porto. Aos 9 anos iniciou os estudos musicais em Clarinete no Centro de Cultura Musical com o professor André Silva e aos 12 anos ingressou na ARTAVE na classe da professora Luísa Marques. Teve a oportunidade de trabalhar com vários clarinetistas, tais como Carlos Ferreira, Sérgio Pires e Jordi Pons. Ingressou na Orquestra de Sopros ARTAVE e mais tarde na Orquestra ARTAVE onde trabalhou com diversos maestros. Em contexto de música de câmara trabalhou com o professor Luís Alves em quarteto e, atualmente, trabalha com a professora Elisa Trigo em quinteto de sopros. Participou ainda no Concurso “In Music” sendo premiada com o 2º prémio. Atualmente, é finalista do Curso Instrumentista de Sopros e Percussão.
Francisco Barbosa Trompa
Nascido em 2006 em V. N. de Famalicão, começou os estudos de Trompa aos 10 anos no CCM com o professor Nuno Silva e aos 15 anos ingressou na ARTAVE com o professor Hélder Vales. Participou em vários masterclasses e trabalhou com diversos maestros. Em música de câmara, teve aulas com o professor Ângelo Fernandes e atualmente trabalha com a professora Elisa Trigo. Participou em Estágios de Orquestra como APROARTE (2022) e EYOA (European Youth Orchestra Academy 2023). Atualmente, é finalista do Curso de Instrumentista de Sopros e Percussão.
Elisa Trigo Orientação
Iniciou os seus estudos musicais na Esproarte. Ao longo do seu percurso teve a oportunidade de trabalhar com nomes como Angelina Rodrigues, Patrick Gallois, Felix Renggli, Vicens Prats, entre outros. É licenciada em ensino da música e mestre em interpretação pela Universidade de Aveiro, e tem desenvolvido a sua carreira como docente na Artave, onde leciona Instrumento, Naipe e Música de Câmara.